MX3D é a primeira ponte metálica do mundo construída através de impressão 3D

6 Abril, 2018.

MX3D é a primeira ponte metálica do mundo construída através de impressão 3D

O estúdio Joris Laarman Lab anunciou a conclusão da MX3D, a primeira ponte metálica do mundo construída através de impressão 3D. A tecnologia de impressão tridimensional de ligas metálicas foi pela primeira vez anunciada em 2014, tendo a construção da ponte arrancado em 2015.

A estrutura, que será instalada na zona histórica portuária de Nederlandsche Dok en Scheepsbouw Maatschappij (NDSM), em Amesterdão, representa uma nova era na área da construção metálica, estando associada a uma tecnologia com potencial para revolucionar a indústria da construção civil.

A liberdade de criação, sem precedentes, oferecida pelos processos de fabricação aditiva (impressão 3D) permitem que o dimensionamento de pontes e o projeto de engenharia civil em geral se possa focar, em paralelo à otimização estrutural, em aspetos como a usabilidade e a sustentabilidade.

O planeamento, projeto e construção da ponte desenrolaram-se ao longo de 18 meses, tendo sido desenvolvida uma obra de arte pedonal de geometria complexa com um tabuleiro de 12,5 metros de comprimento e 6,3 metros de largura.

A ponte foi impressa utilizando robôs industriais de seis eixos, equipados com mecanismos extrusores especializados, que permitiram a pré-fabricação dos diferentes elementos estruturais da ponte.
Para a execução da estrutura de 4 toneladas e meia de peso, foram utilizados mais de 1100 quilómetros de cabos de aço, fundidos e sucessivamente depositados em camadas, com base num modelo digital tridimensional pré-definido.

O projeto e construção da ponte MX3D foram patrocinados pela multinacional tecnológica Autodesk, que apoiou igualmente o desenvolvimento das ferramentas de software de CAM (Computer-Aided Manufacturing) necessárias ao dimensionamento e fabrico da estrutura.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Joris Laarman Lab | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Joris Laarman Lab




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório