Restauro fluvial debatido em seminário no Laboratório Nacional de Engenharia Civil

12 Dezembro, 2017.

Restauro fluvial debatido em seminário no Laboratório Nacional de Engenharia Civil

A Comissão Especializada de Qualidade da Água e Ecossistemas (CEQAE) da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) organiza, no próximo dia 14 de dezembro, no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a quinta edição das Jornadas de Restauro Fluvial.

O evento tem como principal objetivo a promoção da qualidade técnica de ações de requalificação fluvial e de restauro, através da análise e debate de exemplos e práticas.

Os principais temas das Jornadas serão o restauro fluvial através da remoção de infraestruturas hidráulicas obsoletas, repovoamentos ecológicos e o restauro de populações de peixes, permeabilidade de diferentes tipos de obstáculos fluviais à migração de peixes e ações de conservação e reabilitação do habitat.

Durante a sessão serão igualmente abordadas as potencialidades do ADN ambiental como ferramenta de restauro fluvial, restauro das rotas migratórias de peixes potamódromos, dinâmica funcional da vegetação ripária a jusante de albufeiras e priorização de alvos de restauro de conectividade em sistemas de charcos.

A porção final das Jornadas será dedicada à reabilitação das populações de peixes diádromos em Portugal, monitorização para avaliação da eficácia do regime de caudais ecológicos, implicações no restauro fluvial dos efeitos de hidrópicos e princípios eco hidráulicos para passagens para peixes de fendas verticais.

A conclusão do evento será antecedida por uma visita à instalação experimental de passagens para peixes no LNEC.

Informações
APRH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
a/c LNEC – Av. do Brasil, 101 – 1700-066 LISBOA
Tel. 21 844 34 28
E-mail: aprh@aprh.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; APRH | Imagens(adaptadas): EngenhariaCivil.com; via APRH




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório