Sistemas de abastecimento de água abordados em curso da Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura

4 Maio, 2017.

Sistemas de abastecimento de água abordados em curso da Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, esta sexta-feira, dia 5 de maio, no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, o curso “Avaliação da Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água“.

Coordenado pela Professora Dídia Isabel Cameira Covas do IST, o curso é dirigido a Engenheiros Civis e outros profissionais que desenvolvam a sua atividade no domínio da hidráulica, em particular no projeto e construção de sistemas públicos de abastecimento de água.

O curso será constituído por três módulos principais, que incidirão sobre a avaliação de consumos através da elaboração de balanços energéticos, a avaliação da eficiência dos grupos eletrobomba e a redução da fatura energética através do aumento da produção de energia a partir de fontes renováveis.

Nesse âmbito serão abordados temas como a gestão da eficiência energética, balanço energético, indicadores de eficiência, comparação de eficiência energética de sistemas, auditoria e diagnóstico de estações elevatórias, produção e consumo de energia a partir de fontes renováveis em sistemas de abastecimento e avaliação do potencial de recuperação de energia hídrica.

Esta ação de formação, que terá igualmente a colaboração da Dr.ª Laura Monteiro e da Eng.ª Aisha Mamade, tem um custo de participação de 400 EUR + IVA 23% (492 EUR).
Os participantes receberão um Certificado de Frequência de Formação Profissional emitido pelo Instituto Superior Técnico/FUNDEC.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens (adaptadas): via Raef Kobeissi




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório