Betão Pré-Esforçado

30 Setembro, 2010.

Aplicação de pré-esforço

O betão pré-esforçado é uma organização resistente na qual o betão deve suportar essencialmente esforços de compressão, como resultado da sobreposição do sistema de tensões elásticas determinado pelas forças externas com um estado de interacção mantido pelos esforços de tracção das armaduras. O estudo de vigas de betão pré-esforçado e pilares de betão pré-esforçado torna-se particularmente interessante nas aplicações em que o estado de interacção é fácil e economicamente realizável.

Os efeitos de tal estado de interacção devem, assim, opor-se em cada ponto do material aos efeitos da solicitação exterior desde que estes sejam de natureza ou intensidade que o betão não seja capaz de sustentar em boas condições.
O estudo do betão pré-esforçado é apropriado quando os resultados práticos compensam largamente, em relação às soluções em betão armado, as despesas inerentes à utilização de materiais de qualidades superiores, de processos construtivos mais delicados e de aparelhagem de amortização mais onerosa.

 

 

Texto baseado no original de Joaquim Augusto Ribeiro Sarmento




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório