Gestão e fiscalização de obras de Engenharia Civil em curso do IST

14 Agosto, 2017.

Gestão e fiscalização de obras de Engenharia Civil em curso do IST

O Instituto Superior Técnico (IST), através da Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) organiza, nos dias 22 e 23 de setembro, no Departamento de Engenharia Civil do IST, o curso Gestão e Fiscalização de Obras.

Dirigido a Engenheiros Civis e outros profissionais que desenvolvem a sua atividade nas áreas de fiscalização e gestão de obras, o curso centrar-se-á na preparação e desenvolvimento de empreendimentos, bem como na gestão e supervisão das atividades relativas à realização de uma obra.

O conjunto de temas do Curso incluirá os procedimentos para a formação de contratos, eliminação do tipo de empreitadas quanto ao modo de retribuição, alterações ao CCP pelo Dec. Lei n.º 149/2012, tipos de procedimentos de contratação, escolha do procedimento, peças do procedimento, elementos de solução da obra e formulários do caderno de encargos.

Serão igualmente abordadas as atribuições da fiscalização, supervisão e controlo da execução de obras, controlo de qualidade, acompanhamento ambiental, controlo de segurança da construção, controlo de quantidades e de custos e controlo do planeamento.

Na porção final desta ação de formação será dado destaque aos documentos que a fiscalização deve elaborar, livro de obra e responsabilidades da fiscalização, áreas de conhecimento necessárias à gestão de projeto, ciclo de vida dos projetos e grupos de processos, sistema de gestão de informação, gestão e controlo administrativo, elaboração da chave de arquivo, controlo documental, implementação do sistema de gestão de informação, gestão de prazos e código dos contratos públicos.

O curso será coordenado e lecionado pelo Prof. Pedro Gameiro Henriques (IST) e pelo Eng. José Nunes Marques.

 

Informação
FUNDEC
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42 / Fax: 21 841 81 93
e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; FUNDEC | Imagens(adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via panTerra




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório