INERD 1.0.0: Software de dimensionamento sísmico de estruturas de betão armado

16 Março, 2016.

INERD 1.0.0: Software de dimensionamento sísmico de estruturas de betão armado

O INERD 1.0.0 é um programa de dimensionamento sísmico de estruturas de betão armado com base no sistema construtivo INERD, que realiza o cálculo de acordo com as orientações previstas nos Eurocódigos.

O conceito INERD consiste na utilização de perfis de aço estrutural embebidos em elementos de elementos de betão armado, de forma incrementar o grau de redundância na resposta estrutural. Esta configuração serve como uma espécie de cinto de segurança estrutural, permitindo aumentar a probabilidade de manutenção da integridade de edifícios com potenciais deficiências construtivas indetetadas, sob ação sísmica.

Os dispositivos de reforço adicionais previstos no INERD não são contabilizados no dimensionamento e são dirigidos, em particular, aos pilares dos piso térreos de edifícios. Visam evitar fenómenos de colapso estrutural determinados pela formação de rótulas plásticas nas extremidades de pilares e deslocamentos horizontais elevados.

O INERD 1.0.0 permite a definição detalhada da secção de pilares de betão armado, em particular da geometria dos elementos estruturais, dos tipos de betão, dos recobrimentos e dos tipos e disposições das armaduras, entre outros.
O programa possibilita a escolha do perfil INERD para reforço adicional, incluindo a secção (IPE, HD, HE ou UC), o tipo de aço e a orientação.
Dá também ao utilizador possibilidade de definição do carregamento a que o pilar está sujeito e do fator de comportamento.

As rotinas de cálculo do INERD 1.0.0 fornecem um relatório detalhado da verificação da utilização do reforço INERD em estruturas e otimizam as secções dos elementos de aço a adotar.

Download INERD 1.0.0

INERD 1.0.0 para Windows 32/64 bit (compatível com Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório