Mobilidade e circulação urbana abordadas em curso da Ordem dos Engenheiros em Coimbra

20 Abril, 2016.

Mobilidade e circulação urbana abordadas em curso da Ordem dos Engenheiros em Coimbra

A partir do próximo dia 22 de Abril e até 4 de julho realiza-se, no Auditório da Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, o curso “Gestão da Mobilidade em Meio Urbano“. Esta ação de formação é organizada pela Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da OE e pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEC-FCTUC).

Com coordenação científica do Professor Álvaro Seco e Professora Ana Bastos (DEC-FCTUC), o curso desenvolver-se-á ao longo de 5 módulos científicos destinados a atualizar conhecimentos de Engenharia em Meio Urbano e em particular de mobilidade e circulação urbana.

Serão abordados temas como a análise e previsão de tráfego, políticas de mobilidade e gestão integrada da rede urbana, gestão da segurança viária urbana e gestão da operação do tráfego em interseções viárias urbanas.

Nesse âmbito o conjunto de tópicos em destaque incluirá a monitorização e caracterização da procura,  métodos e técnicas de recolha de dados de tráfego urbano, métodos e técnicas de análise e tratamento de dados de tráfego, caracterização da procura existente, quantificação da procura atraída, técnicas de captação por novas infraestruturas, previsão do tráfego, conceitos básicos de capacidade e níveis de serviço e princípios gerais de capacidade e níveis de serviço em vias.

Serão igualmente tratados temas como a organização funcional de redes urbanas, politicas e estratégias de mobilidade sustentável, análise de sinistralidade e conflitos, gestão da velocidade, soluções integradas da segurança e vivência urbana, interseções prioritárias e rotundas, interseções semaforizadas e simulação de tráfego, entre muitos outros.

A frequência dos cinco módulos do curso têm um custo associado de 650 EUR para Membros da Ordem dos Engenheiros e de 800 EUR para não membros.

Fonte: Ordem dos Engenheiros | Imagem (adaptada): via Ordem dos Engenheiros




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório