Estudo de Viabilidade Económica dos Enformados a Frio em Pórticos Industriais com Travessas Inclinadas

Numa altura em que o preço do aço atinge valores bastante elevados, justifica-se a procura de soluções alternativas mais económicas. No contexto de pavilhões industriais com pórticos de travessas inclinadas, as soluções com perfis enformados a frio apresentam potencialmente vantagens competitivas para vãos até 30 m.
Apresenta-se neste artigo um estudo da viabilidade económica de pórticos industriais com perfis enformados a frio (EF) relativamente às secções laminadas (SL). A metodologia adoptada neste estudo considera para avaliação da rentabilidade dois rácios: O custo de produção (€/kg(SL) / €/kg(EF)) e o peso relativo (kg(SL) / Kg(EF)). Na avaliação do custo de produção são quantificados 5 parcelas (Matéria Prima, Fabricação, Pintura Transporte e Montagem).


São estudados vários vãos (distância entre pilares do pórtico) e para cada um deles é feito o dimensionamento dos elementos e das ligações, de acordo com os eurocódigos, quer utilizando perfis (EF), quer perfis (SL). Para avaliação da área efectiva e verificação das condições regulamentares para os perfis (EF) desenvolveu-se uma ferramenta de cálculo.

Texto baseado no original de Filipe Santos e Luís Simões da Silva




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório