Trusses+ 1.0.3.16: Projeto de estruturas treliçadas de Engenharia Civil

Trusses+ 1.0.3.16: Projeto de estruturas treliçadas de Engenharia Civil

Foi finalmente lançada a nova versão do software de pré-dimensionamento de estruturas em treliça de grandes vãos, Trusses+ 1.0.3.16. O programa de Engenharia Civil, desenvolvido pela ArcelorMittal, em conjunto com a Belval & Differdange é dirigido a Engenheiros Civis que desenvolvem a sua atividade profissional no domínio do dimensionamento de estruturas metálicas.

Os cálculos efetuados pelo Trusses+ e disposições seguidas estão de acordo com as normas europeias de projeto de estruturas metálicas, em particular com o Eurocódigo 3: EN1993-1-1:2005. Este é sempre utilizado pelo programa exceto para a definição fatores de segurança, que podem ser configurados pelo Engenheiro Civil de acordo com as boas práticas de segurança definidas por cada país.

O software Trusses+ 1.0.3.16 pode ser utilizado como uma ferramenta de pré-dimensionamento automático de estruturas em treliça, sendo particularmente dirigido ao caso de existência de grandes vãos. Permite a estimativa das secções transversais dos diversos elementos da treliça com base num conjunto reduzido de elementos introduzidos pelo Engenheiro Civil projetista, de forma a que todos os critérios de dimensionamento sejam satisfeitos.

No caso de as secções transversais da estrutura metálica em treliça serem definidas pelo projetista, então o programa Trusses+ 1.0.3.16 efetua a verificação estrutural, de acordo com os diferentes critérios de segurança, dos diferentes elementos da estrutura analisada.

O âmbito de aplicação do Trusses+ 1.0.3.16 circunscreve-se aos modelos bidimensionais de estruturas treliçadas simplesmente apoiadas, com restrições laterais definidas pelo projetista de estruturas.

Inclui vastas bases de dados de perfis metálicos, com perfis H, L duplo e U e permite a verificação da segurança estruturas para diferentes combinações de ações. Neste âmbito é possível a definição de cargas concentradas, cargas distribuídas e ações de neve e vento.

O motor de cálculo do software Trusses+ 1.0.3.16 funciona com base no Método dos Elementos Finitos (FEM) e o dimensionamento de membros estruturais é efetuada através da EN 1993-1-1:2005.

O Trusses+ 1.0.3.16 da ArcelorMittal é completamente gratuito, devendo as condições de utilização ser consultadas previamente ao seu uso.




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Trusses+ 1.0.3.16: Projeto de estruturas treliçadas de Engenharia Civil

  1. jeckson cardoso

    olá bom dia , sou estudante de Engenharia civil alguém pode disponibilizar vídeo aula do software Trusses+ 1.0.3.16.

Comentar

* Obrigatório