Estruturas que Mudam de Forma Desenvolvidas por Investigadores Espanhóis

Uma equipa de investigadores do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) está a estudar aplicações dos Polímeros com Memória de Forma (SMP) à construção de estruturas adaptativas. Estas estruturas têm a capacidade de assumir diferentes configurações e de voltar à forma original sem intervenção mecânica ou humana.

O sistema estrutural em estudo reage a determinados estímulos e muda a sua configuração em função de parâmetros transformativos pré-definidos, respeitando os limites espaciais impostos.
As estruturas desenvolvidas são constituídas por elementos modulares fabricados com Veritex, um material SMP compósito, sendo capazes de se deformar sob ação de calor e voltar à sua forma original quando o estímulo é retirado.

Os investigadores concluíram, durante o processo de conceção e dimensionamento, que a estrutura ideal, para demonstrar em pleno as capacidades da tecnologia, seria constituída por elementos triangulares e teria a capacidade de se dobrar sobre si própria.
No protótipo, o calor foi aplicado uniformemente, através do embebimento de cabos térmicos nas barras e ligações da estrutura.

Os ensaios realizados demonstraram a eficiência do sistema e a sua capacidade transformativa quando sujeito a diferentes temperaturas. A abordagem adotada reveste-se também de elevado potencial de aplicação à construção de edifícios reais adaptativos e inteligentes.

 




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Estruturas que Mudam de Forma Desenvolvidas por Investigadores Espanhóis

  1. Universidades Britânicas Estão a Tentar Criar um Betão Eterno | EngenhariaCivil.com

    […] funciona a uma escala macroscópica. Consiste no uso de tendões plásticos, mais conhecidos como Polímeros com Memória de Forma (SMP) que respondem às variações de temperatura, sendo capazes de assumir diferentes […]

  2. Investigadores Alemães Desenvolvem Sistema Inteligente de Proteção de Fachadas Envidraçadas | EngenhariaCivil.com

    […] de se adaptarem, de forma autónoma, à intensidade dos raios de sol. A tecnologia faz uso de elementos com memória de forma, que requerem apenas a energia térmica do sol para […]

Comentar

* Obrigatório