Modelação Numérica da Encurvadura Lateral de Vigas I em Aço Inoxidável à Temperatura Ambiente e em Situação de Incêndio – Comparação com o Eurocódigo 3

As formulações adoptadas no Eurocódigo 3, no que respeita a elementos estruturais em aço inoxidável, quer estejam à temperatura ambiente quer sujeitos a altas temperaturas, baseiam-se invariavelmente em resultados obtidos para o aço carbono. Estudos recentes mostraram que aquelas formulações não apresentam bons resultados pelo que se justifica a apresentação de novas fórmulas que traduzam o comportamento real dos elementos estruturais em aço inoxidável.


A resistência à encurvadura lateral de vigas em aço inoxidável, de acordo com o Eurocódigo 3, é demasiado conservativa para alguns tipos de carregamento. Neste artigo, com base na última versão da parte 1-1 do Eurocódigo 3, é apresentada uma nova proposta de cálculo da resistência à encurvadura lateral de vigas em aço inoxidável à temperatura ambiente. É também apresentada uma nova proposta de cálculo da resistência à encurvadura lateral deste tipo de vigas quando sujeitas a altas temperaturas.

Texto baseado no original de N. Lopes, P. M. M. Vila Real, L. Simões da Silva, J. -M. Franssen,  e E. Mirambell




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório