Operação de Substituição de uma Secção do Tabuleiro da Ponte de Łazienkowski na Polónia

26 Maio, 2015.

Operação de Substituição de uma Secção do Tabuleiro da Ponte de Łazienkowski na Polónia

Extraordinárias imagens da operação de substituição de um trecho do tabuleiro da Ponte de Łazienkowski, que atravessa o Rio Vístula em Varsóvia, na Polónia. A estrutura da ponte ficou danificada devido a um incêndio ocorrido em Fevereiro deste ano, estando a obra de reabilitação a ser executada pela empresa de Engenharia Civil alemã, Bilfinger.

No primeiro dos vídeos abaixo é possível observar a forma como uma secção danificada do tabuleiro metálico, com 50 metros de comprimento e 600 toneladas de peso, é separada da restante estrutura e descida lentamente, durante um período de 12 horas, até a um nível inferior.
Esta operação, que será repetida para a secção terminal do tabuleiro na margem oposta, é parte integrante da primeira fase do projeto.

O segundo vídeo mostra a forma como as novas secções de tabuleiro vão ser colocadas, fazendo uso da estrutura atualmente existente.

A Ponte de Łazienkowski possui um tabuleiro em aço, assente sobre pilares de betão. Tem cinco vãos, um comprimento de cerca de 420 metros e uma largura de 28 metros. É constituída por duas faixas de rodagem com três vias em cada sentido e passadiços para peões.

A conclusão da obra, orçada em 25 milhões de euros, está prevista para Outubro deste ano. No pico de atividade, o projeto implicará a intervenção simultânea de 300 operários.

ver em ecrã inteiro

ver em ecrã inteiro

Fonte, Vídeo e Imagens (adaptadas): Bilfinger via Mateusz Gdowski




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Operação de Substituição de uma Secção do Tabuleiro da Ponte de Łazienkowski na Polónia

  1. Colapso de secções do duplo tabuleiro da ponte I-10 em Nova Orleães | EngenhariaCivil.com

    […] de várias secções dos tabuleiros da ponte I-10, sobre o lago Pontchartrain, em Nova Orleães. A estrutura encontrava-se no epicentro da […]

Comentar

* Obrigatório