Obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira em fase avançada

Obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira em fase avançada

As obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira, a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), estão a decorrer a bom ritmo, estando já em fase avançada o transporte dos enrocamentos de grande dimensão, provenientes de três pedreiras da zona centro de Portugal, para a zona da obra.

Foi também iniciado o assentamento desses enrocamentos na zona de coroamento da cabeça do molhe, através da utilização de uma grua de grande porte.

Estes trabalhos têm como âmbito a colocação de 4.800 metros cúbicos de enrocamento da gama 100 a 150 KN na zona de maior desgaste da cabeça do quebra-mar, proporcionando uma maior robustez e segurança desta obra de proteção do porto.

Foram também já realizados os trabalhos iniciais de levantamento topo-hidrográfico da bacia e da área de acesso ao porto, com vista à realização das necessárias dragagens de manutenção.
As dragagens contemplam a retirada de 201.000 metros cúbicos de sedimentos de constituição arenosa da bacia portuária e a regularização da praia emersa, de forma a reestabelecer as condições de segurança marítima do porto de pesca e do movimento de saída e retorno das embarcações da faina.

As dragagens decorrerão sequencialmente nas diversas zonas previstas, desde o canal de acesso até à zona da praia, estando também contemplado o transporte dos sedimentos e a sua imersão em meio marinho, em zona da deriva litoral, de forma a promover a alimentação de praia e combate á erosão costeira.

O investimento total representa um investimento de 1,6 Milhões de Euros, proveniente integralmente do Orçamento do Estado de 2021.

Obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira em fase avançada

Fonte: DGRM | Imagens (adaptadas/ilustrativas): DGRM




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório