Sistemas de Informação Geográfica e QGIS abordados em Workshop da Ordem dos Engenheiros

13 Junho, 2018.

Sistemas de Informação Geográfica e QGIS abordados em Workshop da Ordem dos Engenheiros

A Ordem dos Engenheiros (OE) organiza nos próximos dias 18 e 19 de junho, na Sala Sande Lemos, no edifício da Sede Nacional da OE, em Lisboa, a segunda edição do “Workshop de QGIS“, desta vez dedicado a temas avançados de SIG.

O Workshop, organizado pelo Conselho Regional do Colégio de Engenharia Geográfica da Região Sul, em colaboração com a Especialização em Sistemas de Informação Geográfica da OE, incidirá no uso das ferramentas avançadas do software QGIS (Quantum Geographic Information System), em particular na produção ou atualização de cartografia de risco.

Os principais temas deste evento, que terá como orador a Eng.ª Cristina Maria Sousa Catita, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), serão a importação dos dados necessários ao caso de estudo produzidos e disponibilizados gratuitamente na web, Pré-processamento dos dados, Conversão de formatos, Conversão de sistemas de coordenadas e conversão de estruturas de dados (vector-raster).

Serão igualmente abordados a identificação dos critérios espaciais para a definição da suscetibilidade física a incêndio florestal, reclassificação de cada camada nas classes de risco adequadas, definição dos pesos a atribuir a cada variável (aplicação de metodologias de análise multicritério), execução do modelo linear e produção de mapas de suscetibilidade de incêndio florestal.

O segundo dia do Workshop incidirá em tópicos como a produção de um modelo de elevação de terreno e respetiva validação, aplicação de ferramentas de “bacias de visão” para identificação das áreas visíveis a partir da localização das torres de vigia existentes, identificação das zonas críticas (zonas de suscetibilidade elevada e não vigiadas) para desenvolvimento de propostas de implantação de novas torres de vigia e identificação do conjunto de rotas de menor custo que minimizam o esforço no trajeto das forças de combate ao incêndio florestal.

A participação no Workshop tem um custo de 95 EUR para Membros da Ordem dos Engenheiros e de 150 EUR para os restantes. A inscrição poderá ser realizada através dos contactos a seguir indicados.

Informações
Ordem dos Engenheiros – Região Sul
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura
Tel.: 213 132 666
E-mail: atividades@sul.oep.pt

Fonte: EngenhariaCivil.com; Ordem dos Engenheiros| Imagens (adaptadas/ilustrativas): EngenhariaCivil.com; via Klas Karlsson




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório