Meca – A Transformação Urbana de uma Cidade Sagrada

O plano de desenvolvimento urbano de Meca, berço de religiões modernas, prevê a transformação da cidade sagrada numa metrópole comercial, à semelhança do Dubai. Muitos acusam o governo da Arábia Saudita de estar a destruir uma herança histórica e religiosa com milhares de anos.

Cerca de 7000 propriedades urbanas privadas, 4000 das quais residenciais, serão demolidas para dar lugar a edifícios modernos de alojamento de peregrinos.
Muitas cadeias internacionais de hotéis de luxo já se instalaram junto ao centro histórico, sendo a capacidade prevista em 2015 de cerca de 80 000 quartos. O “Mecca Clock Royal Tower Hotel”, está instalado num dos edifícios que mais sobressai na cidade, que em breve será um dos mais altos edifícios do mundo e cujo topo alberga um enorme relógio de ponteiros ao estilo “Big-ben”.
Junto à Grande Mesquita (Masjid al-Haram) foram demolidos alguns locais sagrados, de forma a expandir as instalações de apoio da mesquita. Junto a este local foi também construído um moderno centro comercial, o “Abraj al-Bait”, constituído por sete torres, que possui lojas de todas as grandes marcas internacionais e dois heliportos.
Neste momento, mais de 100 edifícios de grande porte estão a ser construídos simultaneamente.

Fontes: Albawaba, Tamba Bay Times




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório