Egito vai Construir uma Nova Capital de Raiz

24 Março, 2015.

Egito vai Construir uma Nova Capital de Raiz

O Ministro da Habitação Egípcio, Mostafa Madbouly revelou recentemente, por ocasião do Congresso de Desenvolvimento Económico do Egito (EEDC), o avanço da construção de uma nova Capital Administrativa para o país. A “Capital Cairo” ficará localizada a Leste da atual Capital e ocupará uma superfície de 700 quilómetros quadrados, correspondente aproximadamente à área de Singapura.

O Masterplan, desenvolvido pelo gabinete norte-americano Skidmore, Owings & Merrill (SOM), revela já alguns pormenores sobre a escala e volumetria da nova urbe. É apresentada como uma cidade sustentável e que faz uso das mais recentes tecnologias ambientais.

Possuirá, entre outros, um aeroporto internacional de 16 quilómetros quadrados, um moderno sistema de abastecimento e distribuição de água que transportará diariamente 20 milhões de metros cúbicos, uma rede de esgotos com extensão superior a 20 mil quilómetros, cerca de 10 mil quilómetros de estradas e 100 quilómetros de pontes e túneis.

A execução, que tem um custo previsto de 45 mil milhões de dólares, ficará a cargo da Capital City Partners, que foi responsável pela construção do Burj Khalifa no Dubai, o mais alto edifício do mundo.

A cidade será dimensionada para albergar cinco milhões de habitantes, funcionando como uma extensão logística da atual Cairo, situando-se entre esta e o Mar Vermelho, o que a torna num ponto de acesso privilegiado.

Fonte e Imagens (adaptadas): via BBC; EEDC




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório