Norte-americanos criam primeiro laboratório do mundo dedicado a ensaios estruturais rápidos de pontes

Chama-se BEAST (“Bridge Evaluation and Structural Testing laboratory“) e é o primeiro laboratório de Engenharia Civil construído para realizar ensaios rápidos de pontes e de outras estruturas. O equipamento presente no BEAST é capaz de simular os processos de degradação, decorrentes de agressões ambientais e de cargas viárias, que ocorrem em obras de arte ao longo do tempo.

Os investigadores do BEAST utilizam diversas técnicas para mimetizar a ação do meio ambiente ao longo de períodos de dezenas de anos, como a sujeição das estruturas a variações cíclicas de temperatura, com flutuações extremas em curtos espaços de tempo, ciclos de “gelo-degelo” e de precipitação.
As ações mecânicas de tráfego são replicadas graças a um dispositivo que simula a passagem repetida de veículos pesados.

Os dados empíricos resultantes dos ensaios do BEAST são determinantes na previsão da durabilidade e desempenho das estruturas ao longo do tempo, permitindo a avaliação dos diferentes elementos e materiais constituintes das pontes.

O BEAST é parte integrante da Universidade de Rutgers, sendo gerido pelo Centro de Infraestrutura Avançada e Transportes (CAIT).

 

 

Fonte: BEAST/Universidade de Rutgers




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório