LUCA 1.2: Dimensionamento ao fogo de estruturas de pavilhões industriais

LUCA 1.2

O Centro Técnico Industrial da Construção Metálica (CTICM), a ArcelorMittal, o centro tecnológico Labein-Tecnalia e a Universidade de Liège desenvolveram o software LUCA 1.2, para dimensionamento ao fogo de estruturas pavilhões industriais. O LUCA 1.2 permite determinar os deslocamentos e forças horizontais adicionais que ocorrem na estrutura durante um incêndio, permitindo aos projetistas considerar o seu efeito no dimensionamento de forma a prevenir o colapso e colocar em risco vidas humanas.

O software, desenvolvido no âmbito do projeto RFS2-CR-2007-00032, do Programa de Pesquisa do Fundo de Investigação para o Carvão e Aço (RFCS), deve ser utilizado em combinação com o Guia de Dimensionamento de Pavilhões Industriais e Segurança Contra Incêndio (ver designguide.pdf), que é fornecido em conjunto com o programa.

O LUCA 1.2 é dirigido ao dimensionamento ao fogo de pavilhões industriais com estruturas de aço construídas com perfis H ou I e edifícios divididos em um ou mais compartimentos separados entre si por paredes corta-fogo.
É aplicável a pavilhões com estrutura com um único compartimento, com vãos de 15, 20 ou 30 metros de comprimento e 5, 7.5 ou 12.5 metros de altura ou com múltiplos compartimentos, de vãos com 20, 30 ou 40 metros de comprimento e 7.7, 12.5 e 20 metros de altura.

O programa tem em conta dois critérios para assegurar a segurança na ausência de proteção passiva ao fogo. O primeiro é o critério de “não colapso em direção ao interior”, que diz respeito ao colapso do edifício para o seu interior e segundo é o critério de “não colapso progressivo” que diz respeito à manutenção da integridade global da estrutura no caso do colapso localizado em um dos compartimentos.

Tanto o software LUCA 1.2 como o Guia de Dimensionamento de Pavilhões Industriais e Segurança Contra Incêndio são gratuitos, podendo ser descarregados no link abaixo indicado. Antes da sua utilização devem ser consultadas as condições de uso no site da ArcelorMittal.




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório