Engenheiro Civil norte-americano cria estruturas em bambu resistentes a sismos

Um método construtivo desenvolvido pelo Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Cornell, Jack Elliott, permite a criação de estruturas de bambu com um comportamento dinâmico melhorado, e uma resistência acrescida a sismos e furacões.

Denominado “Triakonta”, em referência ao sólido de Catalan, triacontaedro rômbico (um poliedro de 30 faces losangulares), o sistema estrutural utiliza ligações metálicas de alumínio fundido para conectar barras de bambu, que podem assumir qualquer orientação, com a particularidade de estarem restringidas a apenas três comprimentos relativos distintos.

O sistema funciona, de forma ótima, com bambu do tipo “Guadua”, devido ao grande diâmetro dos troncos e ao muito rápido crescimento desta espécie. Isto garante uma sustentabilidade construtiva acrescida, tornando o Triakonta ideal para regiões com grande abundância de bambu.

Apesar de já ter sido vastamente testado em laboratório, o sistema está agora, pela primeira vez a ser utilizado em construções reais, na zona costeira da República Dominicana.
A Fundação Ecológica de Punta Cana está a aproveitar a simplicidade, versatilidade e sustentabilidade do Triakonta, para construir pequenos edifícios ecológicos, num programa piloto que poderá potenciar o seu uso em massa nos próximos anos.

 

Fonte: Universidade de Cornell




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Engenheiro Civil norte-americano cria estruturas em bambu resistentes a sismos

  1. Gabinete britânico projeta edifício de bambu com 80 metros de altura | EngenhariaCivil.com

    […] Skyfarm e é uma quinta vertical, com estrutura em bambu, projetada pelo gabinete britânico Rogers Stirk Harbour & Partners e pela consultora de […]

  2. O arranha-céus intergeracional Skyler | EngenhariaCivil.com

    […] pelo gabinete norte-americano Hollwich Kushner, a Torre Skyler foi dimensionada com o objetivo principal de responder às […]

Comentar

* Obrigatório