Investigadores Sul-Coreanos Desenvolvem um Tipo de Aço Leve Mais Dúctil e Resistente

26 Fevereiro, 2015.

Investigadores Sul-Coreanos Desenvolvem um Aço Leve Mais Dúctil e Resistente

Investigadores do Instituto de Tecnologias Férreas (GIFT) da Universidade de Ciências e Tecnologia de Pohang, na Coreia do Sul (POSTECH), revelaram o desenvolvimento de um novo tipo de aço que combina leveza e elevada resistência à tração de uma forma até hoje nunca conseguida. O novo aço surge como resposta à crescente demanda por materiais estruturais mais leves e sustentáveis por parte dos setores automóvel e da construção.

Tradicionalmente, o aumento do rácio resistência-peso e diminuição da densidade em aços leves é conseguido, de forma muito eficiente, através da integração de elevadas percentagens de alumínio na liga metálica. No entanto esta técnica de fabrico origina uma redução substancial das características dúcteis dos aços obtidos.

A equipa de investigadores do GIFT utilizou uma abordagem pouco convencional ao problema da perda de ductilidade, através do uso de técnicas de integração uniforme de partículas nanométricas de compostos intermetálicos B2. Estes compostos, que possuem uma estrutura mais ordenada que as ligas metálicas, são formados por um número igual de átomos de dois metais diferentes. O resultado foi um maior controlo sobre a morfologia e dispersão, o que permitiu aliviar os efeitos negativos na ductilidade.

De acordo com um artigo publicado na revista científica Nature pelos investigadores sul-coreanos, o novo aço leve possui uma combinação de resistência e ductilidade substancialmente superior às ligas de titânio.

Fonte: GIFT – POSTECH | Imagens (adaptadas): via GIFT – POSTECH




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Investigadores Sul-Coreanos Desenvolvem um Tipo de Aço Leve Mais Dúctil e Resistente

  1. Construção de Ponte Sobre o Rio Wisłok na Polónia - Parte 2 | EngenhariaCivil.com

    […] autoria de Mateusz Gdowski é efetuada a instalação, pela Bilfinger Infrastructure, do núcleo em aço de um dos mastros do pilar central. Com uma altura de 15 metros e cerca de 60 toneladas de peso, a […]

Comentar

* Obrigatório