Asnas Tradicionais de Madeira

14 Janeiro, 2010.

As coberturas tradicionais de madeira, quer sejam de uma, de duas ou mais águas, possuem na sua estrutura principal asnas. As asnas de madeira podem ser de inúmeras configurações geométricas. A escolha da sua tipologia recai sobre vários factores entre os quais se destacam o vão a cobrir, a natureza das acções a considerar, a inclinação da cobertura, a arquitectura e as operações de montagem e execução. Sobre as asnas repousam as madres, a fileira e a substrutura de suporte à cobertura (varas e ripas).

As asnas são normalmente constituídas por um elemento horizontal (a linha), por duas pernas inclinadas para a formação da vertente do telhado, por um elemento vertical apertado no vértice do telhado pelas pernas (o pendural) e por duas escoras inclinadas que ligam as pernas ao pendural. Contudo, o grau de complexidade da sua geometria aumenta com o vão a cobrir.

Texto baseado no original de Jorge Branco, Ana Santos, Paulo Cruz

 




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Asnas Tradicionais de Madeira

  1. engenharia civil

    Muito se utilizou nas coberturas as asnas de madeira

  2. Rúben Gomes

    nos tempos actuais, não nos podemos esquecer que o uso da madeira não só serve para embelezar a estética de edifícios e para usos menores, mas para também nos lembrar que a madeira sempre foi uma das bases principais para a construção de infraestruturas e, graças a esta, podemos evoluir na construção.

Comentar

* Obrigatório