Alemanha Recorre a Drones Para a Inspeção e Monitorização de Estruturas

9 Julho, 2014.

Alemanha Recorre a Drones Para a Inspeção e Monitorização de Estruturas

Investigadores do Instituto Fraunhofer de Ensaios Não Destrutivos (IZFP), em Saarbrücken, Alemanha, estão a utilizar pequenos drones de oito rotores, para acelerar e simplificar a inspeção do vasto património construído do país, algum do qual se encontra em elevado estado de degradação estrutural. Apesar de não dispensar a intervenção de um técnico, o novo equipamento é um aliado importante na monitorização de estruturas de pontes e edifícios.

Os novos drones estão equipados com câmaras de alta resolução e de imagem térmica, que permitem a geração de centenas de fotogramas a cada minuto.
Juntamente com os fotogramas, o drone recolhe dados relativos a distâncias e posicionamento, o que permite, a posteriori a geração automática de modelos bidimensionais e tridimensionais da estrutura inspecionada.
Estes modelos possuem um elevado nível de detalhe, permitindo distinguir patologias estruturais como fissuras em elementos construtivos.

O grupo de investigadores do IZFP está a também a desenvolver sensores de navegação mais avançados, que permitirão aos drones realizar um voo autónomo, de acordo com um padrão e trajetória pré-determinados, em maior segurança.
Na inspeção de edifícios, a recolha de informações é realizada com movimentos paralelos às fachadas, piso a piso.

Em comparação com os métodos tradicionais, o novo sistema permite também uma redução significativa do tempo despendido na inspeção. De acordo com o IZFP, o varrimento de uma fachada de 20 metros altura por 80 metros de largura pode ser realizada em apenas três a quatro horas, enquanto que uma operação de inspeção tradicional demoraria entre dois a três dias.

O equipamento tem uma operação suave e, apesar dos seus oito motores elétricos, também silenciosa.

Fonte: IZFP | Imagem: via IZFP (adaptada)




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Alemanha Recorre a Drones Para a Inspeção e Monitorização de Estruturas

  1. Inspeção e Caracterização do Património Edificado em Workshop no Mosteiro da Batalha | EngenhariaCivil.com

    […] da Batalha organizam, no próximo dia 29 de Outubro, pelas 9h30m, na Batalha, o workshop gratuito Caracterização do Património Edificado: Conhecer Para […]

  2. Inspeção e Manutenção de Pontes em Seminário da Federação Internacional de Estradas | EngenhariaCivil.com

    […] pelas 16:00 (hora portuguesa), mais um webinário de formação complementar, desta vez dedicado à Inspeção e Manutenção de Pontes. Dirigido a consultores e a outros profissionais envolvidos na gestão e manutenção viária, o […]

Comentar

* Obrigatório