BE 2018 – Encontro Nacional Betão Estrutural

10 Setembro, 2018.

BE 2018 - Encontro Nacional Betão Estrutural

O BE 2018 – Encontro Nacional Betão Estrutural realiza-se entre 7 e 9 de novembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa. O evento, organizado pelo Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE) e o Instituto Superior Técnico (IST) reunirá especialistas em estruturas de todo o país, que debaterão os riscos e desafios do futuro das estruturas de betão em Portugal, na Europa e no Mundo.

O Encontro abarcará tópicos como a construção e reabilitação, materiais e produtos, normalização, projeto e investigação científica, tendo em conta as atuais prioridades, nacionais e internacionais, em termos de desempenho, durabilidade, sustentabilidade e resiliência das estruturas de betão armado e pré-esforçado.

Organizar-se-á em torno de quatro grupos temáticos principais: análise estrutural e normalização, materiais, produtos e processos e realizações.
Nesse âmbito, serão abordados temas como os modelos simplificados de análise estrutural, modelação numérica avançada, caraterização experimental, robustez estrutural, resiliência estrutural, comportamento aerodinâmico, comportamento sísmico, comportamento ao fogo, normalização e regulamentação.

Na área dos materiais estará em destaque o desempenho, durabilidade e impacte ambiental, novos cimentos, adições e adjuvantes, caldas e argamassas, betões de (ultra-)elevado desempenho, betões reforçados com fibras, betões eco eficientes, armaduras em aço de elevado desempenho e armaduras em materiais compósitos.

No âmbito dos produtos e processos, estará em foco a construção e reabilitação, incluindo os novos produtos pré-fabricados, novos processos construtivos, monitorização da integridade estrutural, métodos de inspeção in situ, sistemas de gestão de ativos, análise do ciclo-de-vida, proteção de estruturas de betão, reparação de estruturas de betão e reforço de estruturas de betão.

Serão igualmente abordados diferentes tipos de obras realizadas com betão estrutural, nomeadamente as barragens, cascas, edifícios, fundações, obras ferroviárias, obras portuárias, pontes e viadutos, reservatórios e silos e túneis.

Informações
Organização BE 2018
info@be2018.pt
218 419 784
Av. do Brasil, N.º 101
1700-066 Lisboa

Fonte: BE 2018 via Ordem dos Engenheiros | Imagens (adaptadas): via BE 2018




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório