Betão Reforçado com Fibras

Estádio com placas de betão reforçado com fibras

A prática de adição de fibras a materiais frágeis remonta à época dos Romanos e dos Egípcios, de que é exemplo o reforço de pastas de argila com fibras naturais. Contudo, só recentemente é que os betões reforçados com fibras começaram a ser utilizados em aplicações com importância na indústria da construção.

As fibras que se têm utilizado nestas aplicações são as metálicas, as de vidro, as sintéticas, as naturais e, mais recentemente, as de carbono. As fibras de aço e as de vidro são as mais utilizadas, quer devido ao reforço que proporcionam, quer pelo seu preço e durabilidade.

Texto baseado no original de Joaquim António Oliveira de Barros




Outros artigos interessantes:




7 Comentários a Betão Reforçado com Fibras

  1. jorge

    O betão reforçado com fibras de aço (BRFA) é cada vez mais utilizado na construção civil, nomeadamente em pisos de alta resistência com fins industriais. As fibras de aço permitem manter a coesão do material, através do aproveitamento do fenómeno de microfissuração característico do material.

  2. Gabriel Mechedo

    Qual é o critério para utilização dos diferentes tipos de fibras no betão? Nos catálogos de fabricantes podemos ver que existem fibras dos mais variados materiais (apesar de as de aço serem as mais utilizadas) e com secção, rectangular, oval, circular, semicircular e serem lisas ou rugosas e ainda possuir ancoragens.
    A escolha depende do tipo de estrutura e do tipo de esforços predominantes a que está sujeita?

    obrigado

  3. Paulo Bitteti

    O concreto reforçado com fibras de aço e as poliméricas tâm sido usadas nos mais variados edifícios do Rio de Janeiro desde os anos 70. O que se tem verificado a médio/longo prazo é que o principal benefício que lhes foi atribuido nem sempre transparece da melhor forma. Por exemplo as paredes exteriores do edifício da PA da Avenida Faria Lima não resistiram às tensões de tração e cisalhamento elevadas e se encontram totalmente fissuradas.
    Esta não é nem de longe uma solução milagrosa para a fissuração, como se tem demonstrado.

  4. Tweets that mention Betão Reforçado com Fibras | EngenhariaCivil.com -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Engenharia on-line, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Betão Reforçado com Fibras: A prática de adição de fibras a materiais frágeis remonta à época dos Romanos e dos Eg… http://bit.ly/cuAndn […]

  5. António Neves Lopes, Eng.Civil:Estruturas

    O BRF como se tem dito nos documentos atràs indicados, é entendido por mim a junção de um produto (betão) frágil que só resiste a compressões com outro as fibras de aço (neste caso ) que resistem só a tracções. A junção dos dois materiais dá-nos um material homógeneo com capacidade de compressão e tracção em todas as direcções. Já utilizo o BRF desde 1986 inicialmente em Casa Fortes ( conjugado com TorBar), Pavimentos industriais, Teminais de Contentores, Placas de estacionamento de Aviões, Betão Projecto em túneis e taludes, Betão compósito em túneis em substituição das armaduras, tubagem em betão para substituição das armaduras e controlo de fissuração.Fui o introdutor em Portugal das fibras metálicas Dramix e da EuroSteel tendo realizado na Ilha da Madeira uma estrada em betão seco compósito com fibras metálicas Dramix ZC 60/80. Rendimento de 3000 m2 / dia com 1 motoniveladora+ 1 cilindro + 4 operários….este tipo de pavimento possibilita que o tráfego este em funcionamento durante a construção do pavimento. O dimensionamento dos pavimentos basea-se na resistência flexo-tracção do betão compósito e nas características da sub-base quantificada pelo coeficiente de Balastro ( K ). Fácilmente se obtém fct> 8 Mpa em betão compósitos secos compactados utilizando 30 kg/m3 da fibra ZC60/80; dosagem de cimento de 350Kg/m3 e A/C < 0,35; Dmax < 38,1mm

  6. Controlo de Qualidade de Estruturas de Betão Reforçado com Fibras de Aço | EngenhariaCivil.com

    […] um sistema automático inovador de caracterização e avaliação da qualidade de estruturas de betão reforçado com fibras de aço. O sistema utiliza métodos probabilísticos e permite analisar, através de equipamento […]

  7. Suelly Viegas

    Exmo. Prezado,

    Vimos por meio desta solicitar a cotação de preços dos materiais que constam a baixo, tanto preços à vista quanto as condições de parcelamento disponíveis, assim como prazos de entrega, a ser enviado para Lobito, Angola.

    1.Fibras Dramix 3D 65/60 BG 250.000 kg
    Reemplazo Ref: RC 65/60 BN

    Agradecemos antecipadamente pela presteza e aguardamos sua cotação.

    Atenciosamente,
    Suelly Viegas

    Assistente
    Smart Solution Gestão de Activos e Participantes
    +244942686307
    Lobito
    Angola

Comentar

* Obrigatório