Concluídas colossais comportas que protegerão Veneza das cheias

12 Março, 2018.

Concluídas colossais comportas que protegerão Veneza das cheias

A companhia croata Brodosplit anunciou a conclusão do fabrico e entrega das comportas metálicas que integrarão o sistema MOSE (Modulo Sperimentale Elettromeccanico), também conhecido como “Moisés”, de defesa contra cheias da cidade de Veneza.

As 63 gigantescas estruturas metálicas, cada uma com dimensões de até 30 x 20 x 5 metros e cerca de 300 toneladas de peso foram fabricadas e transportadas para os estaleiros de construção do MOSE, em tempo recorde.

O fabrico implicou o uso de mais de 20 mil toneladas de aço e representou um investimento de 70 milhões de euros, incluindo assemblagem, proteção contra a corrosão e transporte.

O MOSE é um dos maiores projetos de Engenharia Civil alguma vez empreendidos em Itália e permitirá defender Veneza das variações das marés e subida do nível dos mares em consequência das alterações climáticas. O sistema integrado de proteção consistirá de um conjunto de barreiras de defesa móveis, destinadas a separar a Lagoa de Veneza do Mar Adriático.

No total o sistema incluirá 78 comportas, com um tempo de vida útil esperado de 100 anos, que ficarão instaladas nos acessos de Lido Tre Porti, Malamocco, Chioggia e Lido San Nicolò.

As comportas estarão cheias de água numa situação normal, permanecendo rebaixadas junto ao leito marítimo. Em caso de subida da maré, a água é retirada do interior das comportas, o que provoca a subida das estruturas para a sua posição final, impedindo a entrada das águas das marés para a Lagoa de Veneza.

Fonte: EngenhariaCivil.com; Brodosplit | Imagens (adaptadas): EngenhariaCivil.com; via Brodosplit




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório