Reabilitação de um reservatório de grandes dimensões

3 Dezembro, 2008.

O Eng.º Nuno Hipólito da Sotecnisol enviou-nos recentemente a descrição da reabilitação de um reservatório de grandes dimensões.
A crescente necessidade de preservar as estruturas em boas condições de operacionalidade tem despertado o interesse no campo da reabilitação.
Cada vez mais os diferentes tipos de estrutura ganham importância nas nossas vidas.
Sabemos que tudo é efémero, com o seu tempo e duração. Desta forma a reabilitação de estruturas tem vindo a ganhar um lugar relevante no ramo da construção, de tal modo que suscita a investigação e o desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos.

Independentemente do mau estado de conservação das infra-estruturas existem, na actualidade, soluções no campo da reabilitação.

Alguns tipos de infra-estruturas que pela sua utilidade e manutenção das boas condições de operacionalidade levam à necessidade de criar soluções de reabilitação urgentes e interessantes. Como exemplo dessas infra-estruturas que presentemente estão a ser alvo de várias intervenções são os reservatórios de armazenamento de água potável. Quer para abastecimento a populações ou para fornecimento a instalações específicas, o seu mau estado de conservação prejudica a sua operacionalidade e afecta de sobremaneira aqueles, que deles devem beneficiar.
Trata-se de um depósito de água elevado com uma capacidade de 160.000 L que tem por função o armazenamento de água potável, para compensar eventuais falhas por parte do abastecimento público de água.


Esta obra consistia numa reabilitação estrutural, do depósito de água construído na década de
80 e composto por elementos de betão armado. Do depósito fazem parte as paredes envolventes superior – situada acima da viga; e inferior – parede inclinada abaixo da viga; e a restante estrutura que suporta o reservatório (pilares e viga de coroamento).

Download do Artigo Completo




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Reabilitação de um reservatório de grandes dimensões

  1. Monitorização de Gases de Efeito de Estufa em Reservatórios de Água | EngenhariaCivil.com

    […] Novembro de 2013, em Porto Alegre, o curso Avaliação da Emissão de Gases de Efeito de Estufa em Reservatórios de Água Doce. O curso incidirá sobre os procedimentos, técnicas e equipamentos necessários à […]

Comentar

* Obrigatório