Abu Dhabi vai Construir Maior Estação de Bombagem do Mundo

28 Agosto, 2012.

Estação de Bombagem

Vai ser construída no Abu Dhabi, a maior estação de bombagem do mundo. Esta estação de bombagem que faz parte do plano estratégico de melhoramento da rede pública de drenagem de águas residuais do Abu Dhabi ficará localizada, quando concluída, a 100 m de profundidade e terá cerca 40 m de diâmetro e uma capacidade de bombagem de 3.3 milhões de metros cúbicos por dia.

A entidade que tutela a obra, a Abu Dhabi Sewerage Services Company (ADSSC) defende que esta estação de bombagem é uma componente imprescindível para o correto funcionamento da rede de esgotos do Abu Dhabi.
Os Emiratos Árabes Unidos são, no seu conjunto, o terceiro maior consumidor de água do mundo, logo a seguir aos Estados Unidos e Canadá, mas também um dos países mais secos, recebendo anualmente apenas 1 cm de precipitações, o que implica que uma adequada rede de drenagem de águas residuais é fundamental para a sustentabilidade do país a longo prazo.

Estação de Bombagem

O imenso volume de águas residuais será recolhido e encaminhado através de um sistema de tubagens com 41 km de comprimento, situado a uma profundidade de 80 m. A estação de bombagem encaminhará então essas águas até à superfície, onde serão sujeitas a tratamento.

O projeto e coordenação da construção da estação de bombagem está a cargo da consultora de Engenharia Civil Britânica, Mott MacDonald e a estação estará operacional no primeiro semestre de 2015.

Estação de Bombagem

Imagens : ATP (Imagem de destaque de caráter ilustrativo –  obra similar em Singapura), ADSSC
Fonte: Mott MacDonald, ADSSC




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Abu Dhabi vai Construir Maior Estação de Bombagem do Mundo

  1. Curso de Dimensionamento de Sistemas de Bombagem para Engenheiros Civis | EngenhariaCivil.com

    […] projeto de sistemas hidráulicos de bombagem e respetivas especificações, bem como o impacto dos equipamentos de bombagem no desempenho […]

Comentar

* Obrigatório