Engenheiros Alemães Tornam Barragens Norte-Americanas Mais Eficientes

1 Agosto, 2014.

Engenheiros Alemães Tornam Produção Hidroelétrica em Barragens dos EUA Mais Eficiente

Investigadores do Departamento de Sistemas Tecnológicos Avançados (AST) do Instituto Fraunhofer de Optrónica, Sistemas Tecnológicos e Exploração de Imagem (IOSB), em Ilmenau, Alemanha, estão a desenvolver tecnologias de informação inovadoras para otimização de sistemas hidroelétricos, que estão a ser aplicadas em algumas das maiores barragens do mundo.

Os modelos de otimização criados pelo AST consolidam um conjunto de fatores externos, como dados meteorológicos, níveis hídricos e preços de mercado com a operação da infraestrutura, determinando a abertura de comportas e o modo de funcionamento das turbinas, entre outros.
O sistema permite ao operador o controlo e afinação da infraestrutura hidroelétrica de forma a poder vender a energia com o máximo lucro possível.

A tecnologia está a ser atualmente implementada no complexo de barragens da bacia do Rio Colúmbia, no Noroeste dos EUA, controlada pela Administração de Energia de Bonneville (BPA), um dos maiores operadores do hidroelétricos do mundo.
O conjunto de barragens gera uns impressionantes 22 mil megawatts (MW), servindo cerca de 12 milhões de pessoas numa área que abrange parte dos Estados de Oregon, Washington, Montana, Califórnia, Nevada, Utah e Wyoming.

O projeto, batizado de HyPROM tem em conta a pluviosidade, volume e velocidade da água da bacia, fatores climatéricos, proteção de fauna e flora, controlo de cheias, disponibilidade nacional de energia eólica e solar e os preços atuais de mercado.
Inclui dez centrais hidroelétricas e dez reservatórios, distribuídos por dois rios diferentes, com um causal médio de 7500 metros cúbicos por segundo.

Fonte e Imagem (adaptada): via IOSB




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Engenheiros Alemães Tornam Barragens Norte-Americanas Mais Eficientes

  1. Segurança de Barragens 2014 | EngenhariaCivil.com

    […] Associação dos Oficiais de Segurança de Barragens promove, entre 21 e 25 de Setembro, em San Diego, na Califórnia, uma das maiores conferências dos […]

  2. LNEC e FUNDEC Organizam Curso de Projeto de Barragens em Lisboa | EngenhariaCivil.com

    […] A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organizam, entre os dias 3 e 5 de Dezembro de 2014, no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a terceira edição do curso Projeto, Construção e Exploração de Pequenas Barragens. […]

  3. Turbinas Francis Estão a Falhar em Série nas Barragens da Noruega | EngenhariaCivil.com

    […] barragens norueguesas apresentaram, nos últimos anos, um número sem precedentes de falhas nas suas turbinas […]

Comentar

* Obrigatório