Estudo Português de Otimização de Produção de Energia em ETAR Ganha Prémio WEX de Inovação 2015

27 Fevereiro, 2015.

Estudo Português de Otimização da Produção de Energia em ETAR ganha Prémio WEX de Inovação 2015

O projeto Neural AD, desenvolvido pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e pela Águas de Portugal foi um dos vencedores dos Prémios Globais de Inovação WEX 2015 (Water and Energy Exchange), na categoria Água e Energia. Os prémios anuais realizam-se por ocasião da conferência do setor da água & energia, WEX Global, que este ano se realizou em Istambul sob o mote Água, Energia e Sociedade com Zero Desperdícios.

O estudo português, que fez uso de modelos de redes neurais, inspirados no funcionamento do cérebro humano, teve como objetivo principal o aumento da produção de energia a partir de biogás em estações de tratamento de águas residuais (ETAR). Este biogás é resultante do processo de digestão anaeróbia das lamas, pelo que o projeto foi denominado Neural AD (Neural Networks + Anaerobic Digestion).

Além do ISEP (que contou com o trabalho desenvolvido pelo aluno do Mestrado em Engenharia Civil, Hélder Rocha) e do Grupo Águas de Portugal (através das empresas Simria e AdP), estiveram também envolvidos no estudo, o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Minho.

Os resultados do estudo estão já a ser aplicados em seis ETAR do Grupo Águas de Portugal, em particular a ETAR do Ave (Vila do Conde), ETAR Norte (Aveiro), ETAR Sul (Ílhavo), ETAR de Vila Franca (V. F. de Xira), ETAR do Seixal (Seixal) e ETAR da Guia (Cascais).

Fonte: ISEP via Ana Carvalho – Mediana Global Communication | Imagens (adaptadas): via WEX




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório