Utilização de sistemas acústicos na localização de fugas em redes de distribuição de água

28 Junho, 2016.

Utilização de sistemas acústicos na localização de fugas em redes de distribuição de água

O Departamento de Engenharia Civil, Tecnologias da Construção e Ambiente da Universidade de Concordia, no Canadá, criou um inovador sistema que utiliza som para detetar fugas de água em sistemas de abastecimento público.

Estima-se que, em média, 30% da água potável que circula em sistemas de distribuição de água é perdida em fugas devido a imperfeições e degradação das tubagens, ligações e equipamentos.

Devido ao facto de na grande maioria das situações a localização exata da fuga de água ser de difícil determinação, é necessário a escavação de extensões significativas da rede, por forma a identificar o ponto de fuga e efetuar a respetiva reparação. Isto implica frequentemente, além da mão de obra, equipamento e material envolvido, a interrupção e desvio do tráfego rodoviário e um impacto negativo na circulação de peões e funcionamento de espaços comerciais, entre outros.

Além disso corre-se também o risco de contaminação da água potável devido à penetração, através de orifícios nas tubagens, de elementos prejudiciais à saúde humana.

O sistema desenvolvido pelos investigadores da Universidade de Concordia permite detetar ligeiras variações acústicas ao longo das condutas, através de sensores localizados em diferentes pontos da rede de distribuição.

O som proveniente das tubagens é analisado de forma automática através de um conjunto de avançados algoritmos computacionais, possibilitando identificar a existência de um ou mais pontos de fuga num determinado troço da rede.

Testes efetuados na rede de distribuição de água interna da Universidade do Catar, que serviu de projeto piloto de aplicação do sistema, revelaram que é possível a deteção da localização exata de fugas, com uma precisão de 99.5%.

Fonte: Universidade de Concordia | Imagem (adaptada): via 23 ABC News




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório