BASINS 4.1.1: Gestão da qualidade da água em bacias hidrográficas

24 Março, 2016.

BASINS 4.1.1: Gestão da qualidade da água em bacias hidrográficas

O BASINS (Better Assessment Science Integrating Point and Nonpoint Sources) é um software multifuncional para análises ambientais numa perspetiva municipal e regional. É dirigido, entre outros, à elaboração de estudos de qualidade da água em bacias hidrográficas, em diferentes cenários.

Desenvolvido pela Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA) para a gestão de bacias hidrográficas, integrando dados ambientais, ferramentas de análise e modelos de avaliação da qualidade da água.

O BASINS 4.1.1 integra igualmente um sistema de informação geográfica (SIG), que permite a organização da informação espacial de forma a que esta possa ser apresentada em mapas, tabelas e gráficos. A vertente SIG do BASINS 4.1.1 possibilita igualmente que possam ser relacionados e analisados dados relativos à geometria das bacias, o uso da terra, pontos de descarga de poluentes e pontos de recolha de água para abastecimento, de acordo com a escala e características definidas pelo utilizador.

O BASINS 4.1.1 reúne assim, num sistema único, os dados e componentes analíticas relativas a bacias hidrográficas e à qualidade da água, permitindo o acesso a dados ambientais a uma escala nacional, incorporação de dados específicos relativos a um determinado local e a execução de diferentes tipos de modelos.

Devido à sua arquitetura flexível, o BASINS 4.1.1 pode ser utilizado numa enorme variedade de cenários, que vão desde o simples desenvolvimento de Cargas Totais Máximas Diárias (TMDL) até à gestão costeira a uma escala regional.

 

Download BASINS 4.1.1

BASINS 4.1.1 para Windows 32/64 bit (compatível com Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7)




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório