Reino Unido Planeia Construir Gigantesca Estrutura para Aproveitamento de Energia das Marés em 2015

19 Agosto, 2014.

Reino Unido Planeia Construir Gigantesca Estrutura Para Aproveitamento de Energia das Marés em 2015

A companhia britânica Tidal Lagoon (Swansea Bay) plc, em cooperação com algumas das maiores empresas mundiais de consultoria de engenharia e construção, está a desenvolver um ambicioso projeto de aproveitamento de energia das marés, em larga escala, na costa Sul do País de Gales. A obra de 650 milhões de libras envolve a execução de uma barreira de 9.5 quilómetros de comprimento que permitirá estabelecer uma lagoa de marés de 11.5 quilómetros de perímetro e gerar eletricidade suficiente para abastecer 100 mil habitações.

A infraestrutura da Baía de Swansea, que contará com uma das maiores amplitudes de marés do mundo (que varia entre 7 aos 9 metros e chega em situações excecionais aos 10.5 metros) terá uma capacidade de 320 MW, constituindo uma fonte natural de energia de enorme potencial, com um retorno estimado de 27 mil milhões de libras no período 2015-2027.

A barreira, que terá uma altura 2.8 metros acima do limite máximo de maré, será construída através injeção de material dragado em tubos de geotêxteis de elevada resistência, que serão empilhados para formar duas estruturas de suporte primárias que se desenvolvem longitudinalmente de forma paralela. O espaço intermédio entre as estruturas de suporte será então preenchido com solos. As paredes da barreira serão protegidas com camadas sucessivas de enrocamento.
A estrutura será encimada por um passadiço de betão armado que permitirá a circulação pedonal e cicloviária e facilitará as operações de manutenção da infraestrutura.

As instalações de turbinagem com 550 metros de comprimento, incluirão 26 turbinas, cada uma com 6 metros de diâmetro e 18 metros de comprimento e capazes de uma geração de 16 MW por hora.

O projeto foi considerado de interesse nacional, estando o início da construção planeado para 2015.

Fonte, Imagens (adaptadas) e Vídeo: via Tidal Lagoon (Swansea Bay) plc




Outros artigos interessantes:




4 Comentários a Reino Unido Planeia Construir Gigantesca Estrutura para Aproveitamento de Energia das Marés em 2015

  1. Tidal Lagoon Swansea Bay, las mareas como fuente de energía

    […] Y si quieres saber más aquí tienes un enlace a la web oficial del proyecto… por cierto, las imágenes de este post han sido obtenidas de un artículo de la web Engenhariacivil.com […]

  2. Alves Andrade Construções

    A construção desta obra querer profissionais de altíssimo nível na construção civil. Estão de parabéns a equipe de engenheiros e projetistas que irão participar deste projeto.

  3. Imagem do Dia: Um Edifício de Areia no Deserto do Sáara | EngenhariaCivil.com

    […] de altura, no coração do Deserto do Sáara. Com uma área interior de 780 mil metros quadrados, a gigantesca estrutura recorreria unicamente a energias renováveis e limpas para o seu funcionamento, nomeadamente à […]

  4. Escócia avança com maior projeto do mundo de energia das marés | EngenhariaCivil.com

    […] primeira das turbinas de 200 toneladas do megaprojeto de energia das marés MeyGen foi revelada esta semana na cidade de Inverness, no Norte da Escócia. Com 15 metros de […]

Comentar

* Obrigatório