Elementos Finitos no Dimensionamento de Barragens

Construção da Barragem das Três Gargantas

O dimensionamento de barragens tem-se constituído numa área específica dentro da Engenharia Estrutural, quer pela complexidade e diversidade dos fenómenos físicos envolvidos, quer pelas consequências catastróficas que adviriam de eventuais acidentes. Os elementos finitos são uma ferramenta fundamental para lidar com essa complexidade.

De um modo geral, as barragens são estruturas de grandes dimensões e geometria complexa que confinam com uma grande massa de água, a qual, em conjunto com a rocha de fundação, influencia acentuadamente o seu comportamento.

 

 

Texto baseado no original de Raimundo Moreno Delgado




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Elementos Finitos no Dimensionamento de Barragens

  1. fabiana

    O método dos dos elementos finitos é perfeito para aplicação em problemas de extrema complexidade, podendo ser usado em practicamente todos os ramos da engenharia civil. A sua aplicação ao dimensionamento deste tipo de estruturas é quase obrigatório.

  2. Modelação do Comportamento de Estruturas de Betão Armado | EngenhariaCivil.com

    […] betão armado pelo método dos elementos finitos, surge a necessidade de definir dois tipos de elementos finitos com propriedades diferentes:  um para simular o betão e o outro para simular a armadura do betão […]

  3. Emanuel Mendes

    Viva!
    Eu completei o meu mestrado em estruturas de engenharia civil com um estágio no LNEC no Departamento de Barragens de Betão, onde contribuí para o desenvolvimento de um programa em MATLAB que faz a utilização integrada de Modelos Numéricos de Elementos Finitos e Modelos de Separação de Efeitos para apoio ao controlo da segurança estrutural de barragens de betão.
    Nas próximas jornadas da engenharia de estruturas (26-28 deste mês de novembro) será realizada uma apresentação sobre este trabalho.
    Será uma boa ocasião para quem quiser ver a aplicação prática de elementos finitos a barragens de betão.
    Obrigado

Comentar

* Obrigatório