Investigadores norte-americanos e japoneses criam estruturas inspiradas em Origami

15 Setembro, 2015.

Investigadores norte-americanos e japoneses criam estruturas inspiradas em Origami

Investigadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, Universidade de Illinois e Universidade de Tóquio juntaram esforços para desenvolver um novo tipo de estruturas, inspiradas na arte de Origami, que poderá ser utilizado em construções ultraleves. Estes elementos estruturais, denominados “tubos em fecho de correr” (“zippered tubes“) são obtidos através do entrecruzamento de dois ou mais componentes individuais flexíveis dobrados em acordeão que adquirem, em conjunto, elevada rigidez e resistência à compressão e flexão.

O método, que pode ser aplicado com vários materiais de construção tais como aço, plástico ou diferentes materiais compósitos, permite a utilização de folhas muito finas e requer um processo de fabrico bastante simples.

Além de aplicações correntes na construção, os tubos em fecho de correr, pelo facto de serem totalmente dobráveis, têm potencial para ser utilizados na execução de estruturas compactas e transportáveis. São igualmente passíveis de serem aplicadas em diferentes campos da engenharia e até na construção de estruturas espaciais.

No vídeo seguinte, os investigadores mostram, recorrendo a folhas de papel, como o novo método pode ser aplicado na construção de diferentes tipos de estruturas, com geometrias diversas e finalidades muito distintas.

Fonte: News at Illinois | Imagens (adaptadas): via News at Illinois  | Vídeo: via News at Illinois




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório