Simulação Numérica de um Fogo num Compartimento: Análise da Quebra de uma Janela de Vidro

Nos últimos anos muitos trabalhos de investigação têm sido levados a cabo de forma a desenvolver modelos de fogo capazes de prever os aspectos mais importantes da segurança de estruturas de edifícios. Grande parte destes modelos é baseada em curvas paramétricas de temperatura.vs.tempo e em modelos zonais, os quais representam uma aproximação simplificada, mas que não permitem prever aspectos importantes dos mecanismos de transferência de calor entre as paredes, as estruturas e o fluido envolvente.

 

A mecânica dos fluidos computacional (CFD) é a forma mais sofisticada de modelar o escoamento e a transferência de calor dentro de um compartimento com fogo. Esta metodologia apoia-se nas leis fundamentais da conservação de massa, de quantidade de movimento e de energia. As equações que governam estas leis são resolvidas numa malha que descreve geometricamente compartimento físico em estudo.
Texto baseado no original de Nuno Rosmaninho, António Gameiro Lopes, Gilberto Vaz, Aldina Santiago, Luís Simões da Silva




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório