Pórticos de Betão Armado com Paredes de Alvenaria

A alvenaria foi, ao longo dos tempos, perdendo progressivamente importância, assumindo-se cada vez mais como elemento sem função estrutural, sendo usada essencialmente na delimitação de espaços e na definição da envolvente das construções.

Em consequência disso, por um lado, e atendendo a que o seu comportamento conjunto com o betão armado é complexo e de difícil modelação, por outro, é prática comum de projecto desprezar a presença das paredes de alvenaria no dimensionamento dos elementos estruturais, admitindo-­se que os resultados obtidos se encontram do lado da segurança. Contudo, se este procedimento é aceitável para a verificação da segurança às acções verticais, já o mesmo não se pode dizer relativamente às acções horizontais, particularmente à acção sísmica.

Texto baseado no original de Daniel Vitorino de Castro Oliveira




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Pórticos de Betão Armado com Paredes de Alvenaria

  1. FUNDEC Promove Curso de Reabilitação de Construções em Betão Armado em Lisboa | EngenhariaCivil.com

    […] A FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura promove de 11 a 15 de Novembro de 2013, o curso Patologia e Reabilitação de Construções em Betão Armado, coordenado pelos professores do Instituto Superior Técnico (IST), Fernando Branco, João Gomes Ferreira e João Ramôa Correia. Este curso tem como finalidade dar a conhecer as principais anomalias, técnicas de inspeção e técnicas de reabilitação das construções em betão armado. […]

Comentar

* Obrigatório