Impact 0.7.06.042: Modelação de fenómenos dinâmicos através do Método dos Elementos Finitos

Impact 0.7.06.042: Modelação de fenómenos dinâmicos através do Método dos Elementos Finitos

O Impact é um software de modelação de eventos dinâmicos recorrendo ao Método dos Elementos Finitos (MEF). Tem um funcionamento modular e permite a simulação, entre outros, do impacto de veículos em estruturas de obras de arte ou de ações dinâmicas em estruturas de edifícios.

O programa, atualmente na versão 0.7.06.042, recorre a algoritmos que possibilitam o cálculo da evolução temporal dos efeitos das ações dinâmicas em estruturas, incluindo a previsão de deformações de grande magnitude.

O Impact 0.7.06.042 é formado por três módulos de cálculo (pré-processador, processador e pós-processador) e um módulo de traçado geométrico, de diagramas de esforços e de deformações.

Permite a modelação de estruturas tridimensionais complexas através do uso de pontos, curvas, superfícies e volumes, fazendo a tradução automática da geometria para malhas de elementos finitos.
Possibilita igualmente a introdução de diferentes tipos de cargas e condições limite, bem como da configuração detalhada dos parâmetros de cálculo e evolução temporal.

Os resultados de cálculo podem ser convertidos para uma animação gráfica que possibilita a visualização do comportamento dos diferentes elementos do modelo ao longo do tempo, bem como da evolução de tensões e deformações através de representação cromática diferida.

Dada a morosidade do cálculo que a complexidade de alguns modelos pode implicar, o Impact 0.7.06.042 foi preparado para funcionar num ambiente de computação distribuida, recorrendo a arquiteturas do tipo “cluster”.




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório