Recorde de Desempenho na Simulação da Propagação de Ondas Sísmicas Obtido na Alemanha

26 Maio, 2014.

Recorde de Desempenho na Simulação da Propagação de Ondas Sísmicas Obtido na Alemanha

Uma equipa de investigadores da Universidade Técnica de Munique (TUM) e da Universidade Ludwig-Maximillians de Munique (LMU) desenvolveu, com o apoio do Centro de Supercomputação de Leibniz (Leibniz-Rechenzentrum – LRZ) uma infraestrutura informática para simulação sísmica, com um desempenho computacional superior a um petaflop (equivalente 10^15 operações de vírgula flutuante) por segundo. Este é um novo recorde de utilização do software de simulação de propagação de ondas sísmicas SeisSol, conseguido através do recurso a um dos supercomputadores mais rápidos do mundo.

O ensaio realizado no SuperMUC, sediado em Garching, teve uma duração de três horas e permitiu, graças à otimização e adaptação do software à arquitetura paralela disponibilizada, um desempenho médio de 1.09 petaflop/s, com um pico de 1.42 petaflop/s.

O SuperMUC é o décimo mais poderoso computador do mundo, com 18432 processadores, um total de 147456 núcleos e 288 TB de memória. Possui uma performance máxima teórica de 3.185 petaflop/s.

O teste realizado no SuperMUC pelos investigadores alemães foi relativo à simulação das vibrações no interior do vulcão Merapi, na Ilha de Java, Indonésia, que permitirá entender melhor os mecanismos fundamentais dos sismos e a sua previsão com um nível de precisão mais elevado.

Fonte: Universidade Técnica de Munique – Agradecimentos ao  Investigador Fernando Pacheco Torgal pela informação enviada | Imagens: via Universidade Técnica de Munique




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório