Sistema Hyperloop vai utilizar tecnologias de levitação magnética passiva

11 Maio, 2016.

Sistema Hyperloop vai utilizar tecnologias de levitação magnética passiva

A Hyperloop Transportation Technologies (HTT) e os Laboratórios Nacionais Lawrence Livermore (LNLL) anunciaram a integração de sistemas de levitação magnética passiva no Hyperloop Transit System (HTS) (ou simplesmente “Hyperloop“), o sistema de transporte ultrarrápido proposto e popularizado pelo empresário de origem Sul Africana, Elon Musk.

O Hyperloop é um sistema conceptual de transporte urbano e interurbano que utiliza veículos capazes de se deslocar a velocidades superiores a 1200 km/h através de estruturas tubulares estanques.
O sistema está preparado para partido do aproveitamento de diferentes fontes energéticas renováveis, incluindo solar, eólica, geotérmica, cinética e de travagem regenerativa. Esta característica, em conjunto com a utilização de métodos e materiais construtivos de baixo custo, permite assegurar a sustentabilidade e baixo custo do sistema.

A implementação da tecnologia de levitação passiva agora apresentada nasceu de uma parceria tecnológica estabelecida entre a HTT e os LNLL, no sentido de adaptar o dispositivo, desenvolvido por Richard Post dos LNLL, ao Hyperloop.

A adoção da tecnologia de levitação magnética passiva vai permitir ultrapassar alguns dos inconvenientes da tradicional levitação ativa, usada em sistemas de transporte ferroviário de alta velocidade como o Maglev, que tornariam o Hyperloop demasiado dispendioso e pouco prático.

Com a adoção da levitação magnética passiva vai ser possível, de acordo com a HTT, eliminar a necessidade de existência de fontes de alimentação elétrica ao longo do traçado, o que vai permitir manter os custos de construção e operação a um nível reduzido.

A tecnologia vai conferir também maior segurança ao Hyperloop, uma vez que pelo facto da levitação ser induzida apenas pelo movimento, a ocorrência de falhas na alimentação elétrica do sistema não resultam em quebras abruptas da locomoção, possibilitando pelo contrário a diminuição gradual de velocidade e da altura de levitação.

Fonte: Hyperloop Transportation Technologies | Imagem (adaptada): via Hyperloop Transportation Technologies




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Sistema Hyperloop vai utilizar tecnologias de levitação magnética passiva

  1. Hyperloop One demonstra o futuro dos sistemas de transporte no deserto do Nevada | EngenhariaCivil.com

    […] concorrente Hyperloop Transportation Technologies (HTS) anunciar, recentemente, a integração de tecnologias de levitação magnética passiva no Hyperloop Transit System (HTS), a Hyperloop One demonstrou ao vivo, no deserto do Nevada, nos […]

Comentar

* Obrigatório