Investigadores Espanhóis Desenvolvem Sistema Inovador de Otimização de ETAR

29 Novembro, 2013.

Sistema Inovador de Otimização de ETAR

Investigadores do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI), em Espanha, desenvolveram um sistema inovador de monitorização e otimização do funcionamento de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de pequena e média dimensão. O sistema pode ser utilizado em instalações convencionais e permite uma poupança de 25% nos gastos energéticos e uma melhoria na remoção de nutrientes de até 20%.

O projeto que visa a divulgação e aplicação desta tecnologia às mais de 65 mil ETAR europeias, foi batizado de OptimEDAR e é financiado pela Comissão Europeia, tendo o apoio de institutos públicos, nomeadamente a Agência da Água da Catalunha e empresas privadas, como as espanholas ADASA e Ammi e a romena Ecotrust.

O sistema desenvolvido faz uso de módulos de monitorização que acompanham em contínuo o processo de arejamento no bioreator e transmitem os dados em tempo real para uma central de controlo automática. Nesta são avaliadas as condições do reator biológico e tomadas as medidas necessárias para manter os limites pré-estabelecidos, por exemplo através do acionamento dos arejadores, permitindo que o processo de tratamento decorra em condições ótimas.

A vantagem do sistema relativamente aos atualmente existentes, reside na automatização completa do processo, permitindo o ajuste, sem intervenção de um operador, da cadência e condições de operação. Isto possibilita a manutenção do nível de oxigénio nos reatores aos níveis desejados, a regulação da taxa de eliminação de matéria orgânica de acordo com as necessidades e a, tão importante, redução dos gastos energéticos.

Por outro lado, o sistema pode ser adaptado aos automatismos existentes, não obrigado a uma reformulação radical dos mecanismos já em funcionamento. Além disso, como usa transmissão wireless de dados, não tem limitações espaciais, nem obriga a complexas intervenções de instalação.

Fonte: OptimEDAR
Imagens: OptimEDAR




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Investigadores Espanhóis Desenvolvem Sistema Inovador de Otimização de ETAR

  1. Região Sul da Ordem dos Engenheiros Organiza Visita Técnica à ETAR de Alcântara | EngenhariaCivil.com

    […] da Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 17 de Outubro, em Lisboa, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara. Esta é a maior infraestrutura do seu género em Portugal e uma das de maior […]

Comentar

* Obrigatório