Revelado Projeto do Maior Terminal de Aeroporto do Mundo em Istambul na Turquia

Foram recentemente reveladas imagens do projeto do novo aeroporto de Istambul, que está a ser desenvolvido pelos gabinetes Grimshaw, Haptic e Nordic e pela consultora de engenharia Arup. Estendendo-se por mais de 8 mil hectares e com uma capacidade para 150 milhões de passageiros por ano, este será um dos mais concorridos aeroportos da Europa e incluirá o maior terminal coberto do mundo, com uma área próxima de um milhão de metros quadrados. O complexo aeroportuário ficará localizado na periferia, a cerca de 35 quilómetros do centro da capital turca, devendo entrar parcialmente em operação em 2019.

O aeroporto terá um total de seis pistas devendo a construção ser efetuada em quatro fases. A primeira fase, que incluirá a construção de três das pistas, permitirá servir cerca de 90 milhões de passageiros por ano.

O complexo incluirá um centro intermodal de transportes com integração com os sistemas ferroviários de superfície, metropolitano e de autocarros.

A estrutura do terminal principal (Terminal 1) será caracterizada por uma cobertura abobadada que permitirá a entrada difusa da luz através de painéis perfurados ou entrada livre de luz natural por intermédio grandes claraboias envidraçadas em zonas de passagem, como as áreas de check-in ou de controlo se segurança.

A Arup, que desenvolveu o Masterplan e prestou serviços de consultoria técnica durante a fase de concurso, deverá ficar encarregue do projeto de engenharia civil do aeroporto que foi concessionado por um período de 25 anos ao consórcio Turco formado pela Cengiz, Mapa, Limak, Kolin e Kalyon.

Fonte: Arup




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Revelado Projeto do Maior Terminal de Aeroporto do Mundo em Istambul na Turquia

  1. Imagem do Dia: Projeto do Novo Aeroporto Internacional da Cidade do México | EngenhariaCivil.com

    […] desenvolvido em colaboração com o gabinete mexicano FR_EE. Com 555 mil metros quadrados, será um dos maiores aeroportos do mundo e também um dos mais sustentáveis, sendo dimensionado para responder ao aumento do volume de […]

  2. Imagem do Dia: Maior Aeroporto do Mundo Está a Ser Construído em Istambul | EngenhariaCivil.com

    […] de engenharia, de custo superior a 7 mil milhões de euros, arrancou em 2014 e incluirá também o maior terminal aeroportuário do mundo, com uma área coberta próxima de 1 milhão de metros quadrados. O gabinete Grimshaw, que divulgou […]

Comentar

* Obrigatório