Processo Construtivo de Pontes por Deslocamentos Sucessivos

O método de construção de pontes por deslocamentos sucessivos é utilizado na construção de tabuleiros de pontes de betão de médio vão (ordem dos 35 a 45 metros), e apesar de ter sido pouco aplicado em Portugal, é, a nível europeu, dos mais competitivos. A grande maioria das pontes rodoviárias e ferroviárias, no domínio de vãos referido, é executada por este método.

A sua utilização tem sido fundamentalmente restringida, por limitações do próprio método, às pontes de directriz recta ou raio de curvatura constante em planta e a tabuleiros de altura constante. No entanto têm ocorrido aplicações deste método em pontes de betão com singularidades muito específicas.

Texto baseado no original de Francisco José Pires Morgado Bernardo




Outros artigos interessantes:




2 Comentários a Processo Construtivo de Pontes por Deslocamentos Sucessivos

  1. karen

    Olá, meu nome e káren, e estou cursando o 3°colegial… pra tentar tirar duvidas de qual carreira seguir os professores montaram grupos, cada qual com uma profissão eu fiquei no grupo de Eng. Civil, e elaborando o trabalho eu fiquei com a parte dos analisar os pontos positivos e negativos…. inpactos ambientais, o que fazer pra amenizar isso…
    não tenho orkut, ai fiz esse so pra isso…. mas esta aque meu msn: krenfreitas@hotmail.com
    gostaria que pudessem me ajudar em algo
    obrigadaa

  2. HILARIO ANTONIO Machava

    ola, eu gostaria saber quais sao os esforcos absorvidos pelas carlingas e como podemos dimensionar as carlingas para pontes vigadas

Comentar

* Obrigatório