Projecto Sísmico de Pontes de Betão Armado

Construção de ponte de betão armado em San Francisco nos EUA

As consequências catastróficas resultantes da ocorrência de sismos intensos têm contribuído de forma decisiva para a crescente importância que a Engenharia Sísmica vem adquirindo no dimensionamento de pontes de betão armado. Com efeito, para além dos progressos assinaláveis, obtidos em apenas algumas dezenas de anos nos domínios técnico e científico, é manifesta a percepção, por parte dos mais variados sectores da comunidade, de que o correcto dimensionamento sísmico de pilares e vigas betão armado não pode e não deve ser ignorado.

É hoje geralmente aceite que o dispêndio de recursos em acções que permitam minorar as consequências resultantes da ocorrência de  sismos intensos é compensador, por duas ordens de razões:
– Os custos associados a esse tipo de acções geram um aumento de custos globais para a comunidade que pode ser considerado insignificante;
– Os resultados obtidos com custos adicionais insignificantes permitem contribuir de forma efectiva para a minoração das consequências.

 

 

 

Texto baseado no original de Carlos Jorge Amorim Miragaia Trancoso Vaz




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Projecto Sísmico de Pontes de Betão Armado

  1. Conferências DEC 2011 | EngenhariaCivil.com

    […] conferências, tem este ano como principais temas, entre outros, o Ordenamento de Território e o Projecto de Pontes em zonas ambientalmente […]

Comentar

* Obrigatório