Avaliação da Constituição de Elementos Estruturais Através do Radar de Prospecção Geotécnica

A constituição das estruturas históricas é um tema de elevada importância e que, nos últimos anos tem sido objecto de ampla investigação. O conhecimento rigoroso dos materiais, da geometria e das técnicas de construção empregues na construção do património histórico é fundamental, para que se possa compreender melhor o seu comportamento estrutural.

A detecção de possíveis deficiências e anomalias é, igualmente essencial, para se proceder a um diagnóstico do estado de conservação da estrutura. No entanto, a obtenção dessa informação é difícil sem que sejam obtidas amostras e que sejam abertas janelas de inspecção, que levam a uma perda localizada de material e a possíveis danos. Assim, técnicas não destrutivas são cada vez mais utilizadas para obter informação sobre a geometria, a natureza dos materiais e possíveis anomalias.

Texto baseado no original de  Francisco Fernandes, Paulo B. Lourenço, Luigi Zanzi




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Avaliação da Constituição de Elementos Estruturais Através do Radar de Prospecção Geotécnica

  1. Reabilitação do Património Edificado das Cidades | EngenhariaCivil.com

    […] preocupação dos cidadãos e das instituições pela reabilitação do património edificado, dos elementos estruturais no exterior e interior, de alvenaria de granito ou de madeira e outros elementos não […]

Comentar

* Obrigatório