Passeios solares urbanos podem ser usados para carregar veículos ou operar semáforos

A startup húngara Platio construiu recentemente, junto a uma estação de abastecimento de veículos elétricos, em Budapeste, mais um trecho de teste, em ambiente real, da sua tecnologia de passeios solares urbanos.

O “PLATIO Solar Paving” é um sistema de pavimentação exterior dirigido à produção de energia elétrica. O sistema integra células fotovoltaicas de elevado desempenho em elementos fabricados com plástico reciclado, o que confere à solução um caráter manifestamente ambiental e sustentável.

A energia gerada pode ser armazenada e utilizada tanto em estações de carga de veículos elétricos, como na iluminação de espaços públicos ou até para a operação de infraestruturas urbanas como sistemas de semaforização.

De acordo com o fabricante, o PLATIO Solar Paving tem a vantagem de, ao contrário de outros sistemas de pavimentação solar existente, ser modular e poder ser facilmente instalado, não requerendo fundações especialmente dimensionadas para o efeito.
O sistema é também modular, podendo os elementos ser associados a sensores, sistemas de iluminação LED e de aquecimento de pavimentos

 

Fonte: EngenhariaCivil.com; Platio




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório