O Planeamento Estratégico em Busca de Potenciar o Território, o Caso de Almeida

As rápidas transformações sócio-económicas a que os territórios na actualidade estão sujeitos, decorrentes da globalização, do desenvolvimento dos transportes e das tecnologias, têm alimentado a discussão sobre a dificuldade das actuais figuras de planeamento responderem a essas novas solicitações.
Num contexto de competitividade territorial cada vez mais alargada, os planos meramente reguladores do uso do solo e reactivos às actividades a desenvolver, revelam-se ineficazes por não comportarem objectivos explícitos de promoção económica e de coesão social.
O planeamento estratégico territorial tem-se afirmado como uma alternativa no domínio das políticas de desenvolvimento territorial. Introduzindo uma nova base metodológica, assente em análises prospectivas, na flexibilidade de adaptação das medidas e na participação dos agentes locais que interagem no território, através de parcerias, o planeamento estratégico procura traçar linhas estruturantes de desenvolvimento e melhorar a performance competitiva dos territórios.

Texto baseado no original de Fernando Pereira da Fonseca




Outros artigos interessantes:




Comentar

* Obrigatório