Barragens de Terra

Albufeira com barragem de terra

Consideram-se Barragens de Terra aquelas em que a estrutura é fundamentalmente constituída por solo ou enrocamento. O solo é correntemente utilizado como material de construção neste tipo de obras, sendo extraído da área de implantação da barragem, o as torna sob o ponto de vista ambiental, menos agressivas do que as barragens de betão.

 

 

Texto baseado no original de Fernando Eduardo Geraldes Quintas
Excerto Adaptado
Imagem: USACE




Outros artigos interessantes:




3 Comentários a Barragens de Terra

  1. Tweets that mention Barragens de Terra | EngenhariaCivil.com -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Karinna Lima, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Barragens de Terra: Consideram-se Barragens de Terra aquelas em que a estrutura é fundamentalmente constituída p… http://bit.ly/dPIokG […]

  2. Vitor de Arauo

    Muito bom este artigo com informações e facil de entender.

  3. Baptista Maparage

    Sou Engenheiro Civil e actualmente ligado a gestao de agua, pretendendo o conhecimento profundo a cerca de barragens, gostaria de pedir detalhes na construcao. Tambem gostaria de saber se o rio for de regime temporario sabendo se que no tempo nao chuvuso todo o rio fica seco e, se eu pretendo construir uma barragem de retencao de agua serei obrigado a manter o caudal ecologico para o tempo tempo seco? sera que nao vai vazar toda agua retida?

Comentar

* Obrigatório