Acompanhamento e Controlo de Tuneladoras EPB

13 Janeiro, 2010.

As tuneladoras do tipo «Earth Pressure Balance» (EPB) têm sido utilizadas com bastante sucesso em túneis urbanos e em condições difíceis. Não obstante, continuam a verificar-se acidentes com consequências para a segurança e que se reflectem no abalo da confiança pública. De forma a prevenir essas ocorrências impõe-se a implementação de planos de gestão do risco, que incluam uma cautelosa gestão dos procedimentos de escavação, com transmissão dos respectivos dados em tempo real, conjuntamente com a monitorização das subsidências.


O presente trabalho assume como principal objectivo partilhar a experiência adquirida e, sobretudo, dar um contributo à melhor compreensão dos procedimentos de gestão e controlo da escavação com tuneladoras EPB. Dá-se particular destaque à complexa interligação entre os diversos parâmetros, designadamente: de «performance» e produção, de furação, extracção do terreno, pressão na frente, preenchimento do vazio anelar, acondicionamento do terreno, etc. O caso de obra “Metro de Turim – Lote 2” é utilizado para evidenciar algumas das características dos referidos procedimentos, assim como para realçar a especial importância da fiscalização.

Tecem-se considerações atinentes à estabilidade da frente e a problemas operacionais em terrenos difíceis, especialmente em terrenos granulares grosseiros, onde é usual um forte acondicionamento do solo. Por fim, são propostas ferramentas de controlo da escavação, com a finalidade da sua integração em «softwares» de monitorização em tempo real. Espera-se deste modo que o presente trabalho venha a assumir-se como um contributo inovador nesta matéria, em especial nos meios de língua portuguesa onde a literatura sobre o tema é escassa.

Autor: Rui Pedro Camposinhos – 3º lugar no Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2008 (1º lugar do Colégio de Civil)

Download
download




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Acompanhamento e Controlo de Tuneladoras EPB

  1. Quatro Novas Tuneladoras Herrenknecht para o Metro de Doha | Construção Civil

    […] pela construção do sistema ferroviário integrado do Catar, Qatar Rail, recebeu mais quatro tuneladoras do tipo TBM (tunnel boring machine) que serão integradas em obra ainda durante este ano. O […]

Comentar

* Obrigatório