Bridge Designer 2016

Bridge Designer 2016

Anteriormente conhecido como “West Point Bridge Designer” por ter sido programado pela Academia Militar de West Point, o popular software educativo de dimensionamento de pontes foi rebatizado para Bridge Designer e é agora mantido pela organização sem fins lucrativos Engineering Encounters. O Bridge Designer 2016 é a mais recente versão do programa, encontrando-se disponível gratuitamente para download.

O Bridge Designer 2016 funciona como qualquer outro software de dimensionamento de estruturas, mas de uma forma muito mais simplificada, permitindo a conceção geométrica de pontes treliçadas, partindo do zero ou modificando modelos base pré-construídos.
Possibilita a definição das diferentes características dos elementos estruturais, nomeadamente do tipo de secção e material constituinte, de forma a que a ponte seja o mais económica possível.

Na fase de verificação estrutural é apresentada uma visualização animada dos elementos mais solicitados da estrutura, durante a circulação de veículos de diferentes classes.

Apesar de funcionar como uma espécie de jogo em que o utilizador tenta projetar pontes que vençam distâncias crescentes em distintos tipos de terreno, o Bridge Designer 2016 é uma iniciação interessante ao mundo da conceção estrutural para estudantes do primeiro ano de Engenharia Civil ou até estudantes do ensino secundário que pretendam aprender alguns princípios básicos da engenharia.

Tal como ocorria anteriormente à mudança de denominação, é organizado anualmente um concurso de projeto de pontes dirigido a estudantes. O dimensionamento das pontes concorrentes é efetuado inteiramente através do Bridge Designer 2016, sendo de grande popularidade entre as escolas e universidades norte-americanas e canadianas.

Download Bridge Designer 2016

Bridge Designer 2016 para Mac (compatível com OS X Lion 10.7.3 ou superior)

Bridge Designer 2016 Windows 32/64 bit (compatível com Windows 10, Windows 8.1, Windows 7)




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Bridge Designer 2016

  1. Renan

    Interessantes, tanto artigo quanto software.. Como recém estudante de engenharia gostei de conhece-lo..
    Parabéns pelo artigo..

Comentar

* Obrigatório