Estudo Dinâmico de Estruturas de Engenharia Civil

24 Janeiro, 2011.

Análise dinâmica de ponte

A evolução na construção de estruturas cada vez mais complexas e de elevado risco (centrais nucleares, barragens, grandes pontes e reservatórios, etc.), e a maior necessidade de economia e segurança, tomam importante o desenvolvimento de programas de cálculo automático que permitam uma modelação eficiente da geometria, do comportamento e da resposta dessas estruturas. Neste contexto, os modelos de análise dinâmica de estruturas tendo em consideração o comportamento não-­linear, são necessariamente imprescindíveis.

Efectivamente, a análise dinâmica toma-se essencial para estruturas sujeitas a acções dependentes do tempo, sendo de considerável importância prática o estudo em regime transitório, quando as acções são de curta duração (impactos e explosões), de tipo harmónico (acções cíclicas), ou de carácter determinístico (ventos e sismos traduzidos por acelerogramas), pois que nestes problemas a parcela transitória da resposta da estrutura é importante em relação á parcela estacionária da mesma, sendo bastante provável que naquelas circunstâncias, as estruturas apresentem a resposta mais próxima do colapso, permitindo assim predizer o comportamento nas condições mais desfavoráveis.

 

 

Texto baseado no original de José Alberto Marques Lapa




Outros artigos interessantes:




1 Comentário a Estudo Dinâmico de Estruturas de Engenharia Civil

  1. Tweets that mention Estudo Dinâmico de Estruturas de Engenharia Civil | EngenhariaCivil.com -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by ENGENHARIA BRASIL, EngenhariaCivil.com. EngenhariaCivil.com said: Estudo Dinâmico de Estruturas de Engenharia Civil: A evolução na construção de estruturas cada vez mais complexa… http://bit.ly/evY8Ek […]

Comentar

* Obrigatório